quinta-feira, 10 de julho de 2014
Instituto Ivete Sangalo de Prevenção realiza ação durante a Copa
Postado Por: iveteonlineCompartilhe:
Segundo a voluntária e articuladora do instituto, Katussia Almeida, a campanha começou juntamente com a Copa do Mundo, e a proposta dela é falar sobre o câncer de mama, de como pode ser tratada a doença, e uma maneira de aproximar a comunidade com o hospital, pois é um hospital filantrópico, e ele precisa de doações para se manter. “Nesse momento em que estamos focados na Copa, no patriotismo, focados nesse hexa, queremos também fazer o nosso gol aqui, que é pela vida, e por isso que fomos para a rua com esse propósito de informar e aproximar as pessoas com o hospital”, explicou Katussia.
Alguns artistas da música e do esporte brasileiro souberam da campanha e vestiram a camisa. Entre eles o cantor baiano Saulo Fernandes, a cantora Solange Almeida do Aviões do Forró, Margareth Menezes, Ivete Sangalo e o lateral esquerdo da seleção brasileira Daniel Alves e a sua mãe Lucia Ribeiro.
Depois que a Copa acabar a campanha ainda irá ficar até o lançamento da segunda semana municipal do câncer.
O instituto
O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo tem sete anos e fica localizado na Travessa São Miguel, bairro Santo Antônio, ao lado do posto de saúde Mussambê. O instituto se mantém com ajuda do Hospital do Câncer de Barretos, Instituto Avon, em parceria com o município e com doações.
“Atendemos 50 mulheres por dia, 25 pela manhã e 25 na parte da tarde, e não deixamos de atender nenhuma, é um atendimento marcado, e elas têm direito a ultrassom e a mamografia, tudo gratuito. Quando a paciente precisa de quimioterapia, ela é encaminhada para Salvador até o Hospital São Rafael, e em parceria com o município e com o hospital”, conclui Katussia Almeida.
Além de Juazeiro, oito cidades são atendidas pelo projeto: Casa Nova, Curaçá, Uauá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso e Sobradinho. Para agendar o exame é só ligar para (74) 3612-4543.
Vencedora
A dona de casa Carmelucia Mendes está há um ano tratando de um câncer de mama, e durante esse seu tratamento a sua mãe que tinha um câncer no pescoço chegou a falecer, deixando-a abalada. Mas com a ajuda de seus filhos e do instituto, ela deu a volta por cima e hoje se diz uma vencedora.
unnamed (12)Quando soube que estava com câncer de mama Carmelucia teve todo o apoio do instituto para realizar os exames. “Levei aquele susto quando soube que estava com a doença, chorei o que tinha que chorar, mas no outro dia já fui procurar saber e pesquisar sobre a doença. E aqui no instituto já estava tudo agendado com o oncologista lá em Salvador”, salientou.
Segundo Carmelucia ela teve e está tendo todo o apoio e acompanhamento dos profissionais que trabalham no Instituto Ivete Sangalo e do Hospital São Rafael, em Salvador. “Eles não deixam você na mão, sempre estão procurando saber como está o andamento do tratamento, fazem exames periódicos para monitorar a nossa evolução, e ainda dão bronca caso você não cumpra o que eles determinam”, brincou a dona de casa.
Para Carmelucia o instituto é uma chance de vida, uma chance de continuar vivendo e vencendo a doença a cada dia. “Antes desse instituto aqui, era muito difícil fazer o tratamento, pois ele custava caro e hoje temos uma chance de fazer os exames, de ir para um hospital de referência e ser tratada por profissionais experientes, tudo de graça”, concluiu.
O câncer de mama
unnamed (13)Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Como prevenir a doença?
Toda mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde – PSF para realizar o exame clínico das mamas anualmente. As mulheres entre 40 e 69 anos devem agendar mamografia a cada dois anos, mesmo não sentindo nada.
SETEMBRO
01 - FLORIANOPOLIS /SC
02 - BLUMENAU /SC
09 - COSTA DO SAUIPE / BA
12 - RIO DE JANEIRO /RJ
15 - RIO DE JANEIRO /RJ
16 - BELO HORIZONTE /MG
24 - SALVADOR /BA
29 - SÃO PAULO /SP
30 - UBERLANDIA /MG



