quinta-feira, 7 de abril de 2011
Noite de gala para o axé
Postado Por: iveteonlineCompartilhe:
Mesmo antes das luzes do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), se apagarem, o ator Luiz Miranda deu início à 20ª edição do Troféu Dodô & Osmar, premiação coordenada pelo Grupo A Tarde e que elegeu os melhores do Carnaval baiano em 2011. Interpretando um produtor fã da axé music, ele interagiu com a plateia a e até tirou uma foto com o cantor Leo Santana, do Parangolé. Em seguida, uma orquestra surgiu tocando Pombo Correio, um dos clássicos de Moraes Moreira, principal homenageado da noite. Foi então Ivete Sangalo, mestre de cerimônias da noite, fez sua entrada vestida com uma calça pantalona preta e camisa branca para dar início ao oficialmente à premiação na noite dessa quarta-feira (06.04).
O presidente da Saltour, Claudio Tinoco, entregou os prêmios para as melhores agremiações. Venceram: Camaleão como Melhor Bloco Barra-Ondina, Coruja como Melhor Bloco Avenida, o Algodão Doce como Melhor Bloco Infantil, Ibeji como Melhor Afro Infantil, Filhos de Gandhy como Melhor Bloco Afoxe, Ilê Ayiê como Melhor Bloco Afro e Alerta Geral como Melhor Bloco de Samba. Após a entrega dos troféus, Luiz Caldas, Margareth Menezes e Saulo Fernandes interpretaram Carnaval em Cada Esquina, mais uma canção inesquecível do mestre Moraes Moreira.
O segundo bloco do evento foi dedicado aos prêmios técnicos, escolhidos por um júri formado por especialistas. O Melhor Projeto Visual de Trio ficou com a equipe de Carlinhos Brown, que também venceu como Melhor Percussionista e Melhor Figurino Masculino, assinado por Valéria Kaveski. O prêmio de Melhor Figurino Feminino foi para Claudia Leitte, que usou looks assinados pela estilista Liana Thomaz, da grife Água de Coco. A Melhor Fantasia de Bloco Afro ficou com o Cortejo Afro. Saulo Fernandes, no comando da banda e do bloco Eva, venceu como Melhor Puxador de Bloco e se emocionou com a premiação. “Poxa, estou muito feliz. Comigo estava o gigante que é Tomate e Denny, meu parceiro! Quero agradecer a todos, inclusive nosso técnico de som”. A premiação continuou com a escolha do Camarote Mais Animado e Camarote Mais Bonito, ambas as categorias vencidas pelo Cerveja & Cia.
A APA Bahia - Associação de Produtores de Música do Estado da Bahia – ofereceu dois prêmios especiais. O Carnabusiness, vencido por Ivete Sangalo e seu DVD gravado no Madison Square Garden, em Nova York, pelo projeto inovador e empreendedor que deu em uma receita de sucesso. Já o troféu Axé Pra Você foi para o Ministério Público, por sua campanha contra a Violência Sexual no Carnaval. O bloco foi encerrado com a presença no palco de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Bell Marques e Davi Moraes interpretando Bloco do Prazer. Moraes Moreira se juntou ao grupo e recitou uma poesia repleta de referências às suas músicas, emocionando a todos. Por fim, cantou Chão da Praça.
O último bloco de prêmios começou com a vitória do Parangolé como Melhor Banda de Pagode.
Lucas di Fiori, do Olodum, ganhou como Melhor Cantor de Bloco Afro. Ele agradeceu a seus parceiros de banda e dedicou o prêmio a empresário e produtor Manolo Pousada, falecido naquele dia. Nadjane, também do Olodum, levou o título de Cantora Revelação. Já o troféu de Melhor Cantora de Bloco Afro foi para Larissa Luz, do Ara Ketu. O grupo LevaNóiz levou o título de Banda Revelação, e seu vocalista, Ramon Cruz, o de Cantor Revelação. O Troféu de Melhor Cantor foi para Saulo Fernandes, que dedicou o prêmio aos filhos, ao Eva e ao companheiros de profissão. “Esse prêmio é para a galera da banda, que me atura. É tão gostoso de fazer música daquela forma. Obrigada a todos os cantores da Bahia, que são lindos”.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando Ivete Sangalo recebeu o troféu de Melhor Cantora. Emocionada, ela falou do valor da premiação para sua carreira e a importância de disputar com outras cantoras talentosas, mas aproveitou a ocasião para declinar de futuras indicações. “Não vou participar mais para que outras cantoras tão talentosas tenham a mesma emoção que eu. Não quero que vocês pensem que é um descaso ou ‘achismo’, mas eu compreendo que tem que tem que haver uma renovação. No ano que vem eu quero vir cantar, entregar prêmios e, acima de tudo, aplaudir as novas cantoras. E a Bahia tem muitas”, disse.
A 20ª edição do Troféu Dodô e Osmar foi encerrada com a presença de 21 homenageados no palco, entre artistas, produtores e empresários que atuam diretamente com a axé music. O presidente da APA, André Simões, falou sobre a história da premiação. “Há 20 anos, vi muitas carreiras começando. Eu trabalhava como gerente artístico da rádio e resolvemos fazer algo para a visibilidade da música. Fui à casa de seu Osmar (Macêdo), falei com ele, pedi autorização e surgiu o Troféu Dodô e Osmar, um prêmio para que as pessoas que fazem o carnaval possam saborear a mesma alegria que eles dão aos outros. Isso vai além da premiação. A longevidade do prêmio vem das pessoas e desse encontro”, avaliou para, em seguida, revelar: ”Nessa fase de transformação, a gente está criando uma nova premiação. Tenho um parceiro querido, que é Jonga, e Fernando... vivemos criando coisas, como o Música Falada... então queria convidar a todos do jornal A Tarde a fazer parte de uma nova premiação chamada Profissionais da Música, que terá como objetivo promover a visibilidade de muita gente que quer se expressar”. André ainda falou sobre a morte de Manolo Pousada. “Manolão era um homem de inteligência, criatividade e amor popular”.
A festa foi encerrada com a última premiação da noite, a de Hit do Carnaval, que ficou com Liga da Justiça, da banda LevaNóiz
Categoria:






SETEMBRO
01 - FLORIANOPOLIS /SC
02 - BLUMENAU /SC
09 - COSTA DO SAUIPE / BA
12 - RIO DE JANEIRO /RJ
15 - RIO DE JANEIRO /RJ
16 - BELO HORIZONTE /MG
24 - SALVADOR /BA
29 - SÃO PAULO /SP
30 - UBERLANDIA /MG
