quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ivete e Criolo abrem turnê em homenagem a Tim Maia, no Rio
Postado Por: iveteonlineCompartilhe:

Ela se lançou no axé. Ele, no rap. Ambos despontaram no cenário da música nacional a partir da década de 1990, mesma época em que Tim Maia - falecido em 1998 - saiu de cena. Reunidos pelo projeto Viva Tim Maia, porém, a baiana Ivete Sangalo e o paulista Criolo voltaram aos anos 1970 e abriram, na noite desta terça-feira (31), um circuito de shows em homenagem a Sebastião Rodrigues Maia, o "síndico" da MPB.

"Ele começou a carreira quando ainda não era nascida, faltava bastante tempo para eu vir ao mundo, inclusive", disse Ivete Sangalo no primeiro contato direto com a plateia, passadas as duas primeiras músicas do show, aberto com Não quero dinheiro (Só quero amar). A brincadeira se referia à diferença de apenas dois anos entre o lançamento do primeiro álbum do artista, Tim Maia (1970), e o nascimento da cantora, em 1972. "O que a gente mais gosta, tanto ele quanto eu, é cantar o amor", declarou a baiana, emendando o hit Azul da cor do mar.


Ivete deu voz à maior parte do show - cujo repertório contemplou todos os maiores sucessos de Tim entre os anos 1970 e início da década de 1980, além de composições popularizadas nas vozes de outros intérpretes, como a faixa O que me importa, mais conhecida na performance de Marisa Monte - e fez intervenções pontuais, sempre com comentários afetivos em relação ao homenageado.

Criolo, considerado pela Nivea o elemento inusitado da turnê, não decepcionou, embora presente no palco durante muito menos tempo que a colega. Na canção, Trago esta rosa, a primeira dele no espetáculo, o timbre grave prejudicou algumas frases que exigiam uma voz mais poderosa. Em outras, como Eu amo você e Coroné Antonio Bento, porém, o paulistano alcançou seu melhor desempenho. "Estou com meu pai e minha mãe na festa, com 42 anos de casados, então vamos fazer barulho! Pai, mãe, tudo para vocês! E muito axé!", festejou Criolo. E sobre o Síndico, brincou: "Tim Maia fazia com que todos se sentissem bem em qualquer lugar. Se você estiver no pior momento da sua vida e ouvir uma música dele, vai se sentir consolado por acreditar que ele estava ainda pior."

Os medleys festivos foram interpretados em dueto, intercalados com as entradas individuais e dominantes no encerramento da noite: juntos, Ivete e Criolo deram voz a Sossego, Do Leme ao Pontal, A festa de Santo Reis, Canário do reino e Não quero dinheiro (Só quero amar). O show teve pouco mais de duas horas de duração (com roteiro de 28 músicas) e, ao final, toda a plateia dançava de pé.

Sob direção de Monique Gardenberg e com produção musical de Daniel Ganjaman, a avant première da turnê Nivea Viva Tim Maia ocorreu no Viva Rio, no Rio de Janeiro, restrita a convidados. Em meados de abril, segue para sete capitais do país: Porto Alegre (12 de abril), Recife (26 de abril), Salvador (24 de maio), Fortaleza (31 de maio), Brasília (14 de junho), Rio de Janeiro (21 de junho) e São Paulo (28 de junho). Todas as apresentações, à exceção da noite de estreia em território carioca, são gratuitas e realizadas em espaços públicos. "O objetivo é promover acesso à cultura ao maior número possível de pessoas, prestando tributo a grandes artistas da música brasileira e aos gêneros que mais representam o país", explica Tatiana Ponce, diretora de marketing da Nivea Brasil.

Na capital pernambucana, a apresentação será realizada no dia 26 de abril, na Praia de Boa Viagem, Zona Sul, na altura do Pina, às 16h30.

A repórter viajou a convite do Nivea Viva Tim Maia

Ivete Sangalo e Criolo - Do leme ao pontal



Ivete Sangalo e Criolo -  Você e eu, eu e você

Categoria: ,
Comentários
0 Comentários